Rosa dos ventos

A paixão que rápido se acende, vai aos poucos se distanciando de nós. Não morre, apenas caminha lentamente para o lado oposto, e ainda que possamos senti-la presente, ela fica cada vez mais sutil, como uma sombra, um vulto.

Porque você me chegou como um suspiro. Foi breve na sua entrada e, como num piscar de olhos, você já estava aqui. Eu já estava presa em seus contornos e sequer sabia como revelar isso, nem pra mim mesma. Foi assustadoramente doce. Sua presença me afogou e me salvou de formas extremamente cruéis.

Assim como um susto precisa de tempo para ser racionalizado e compreendido, um amor, quando descoberto pelo amante, demora pra ser bem sentido. Fui, então, me permitindo sentir mesmo sabendo que seria meu, e tão somente meu, esse sentimento. Mudo. Solitário. Nulo se não preenchesse cada entranha minha. E me descobri amarrada e bordada em seus olhos. Me alimentando das suas aprovações, criando uma trama de mentiras onde tudo era pensado pra que você se orgulhasse. Ainda, repito numa onda de tristeza, que num orgulho distante. Num orgulho que nunca cruzaria com o meu sentimento. Num orgulho que você ostenta em seus sorrisos e, junto dele, traduz a distância que estamos, ainda que muito próximos.

Os dias tornam minha ânsia por suas aprovações quase insuportável. Sinto como se tivesse permitido que esse sentimento me deixasse a um passo do fim do precipício. Como se eu precisasse correr, mas um passo que eu dê me faça cair.

Mas essa é a artimanha das paixões furiosas, da minha instabilidade, dos sentimentos existentemente mudos: do modo súbito e voraz que nos tomam, eles se afastam. Talvez mais lentos e não completamente. Ainda que eu procure a aprovação em sua voz, e que me atice procurar o orgulho de mim em seus olhos, já não sou um bloco concreto de sentimentos por você.

Essa paixão está caminhando pro lado oposto. Agora ela me é quase sem rosto, um leve borrão que não me deixa ver detalhes. Mas ainda a vejo nítida, presente e pulsante. Mais dia ela será um vulto, uma sombra. Uma memória.

Deixe um comentário

