pedaços de amor e cigarros entre os dedos

É bom ter um lugar para voltar. É o que dizem. Mas para voltar é preciso, ao menos às vezes, partir. Então torna-se acolhedor voltar. Os cheiros mesmos, as luzes foscas, a paisagem inebriante. É bom voltar e saber em quais gavetas se escondem os cigarros, em qual porta adormecem os antigos fantasmas. É bom voltar.

Mas para isso, ao menos uma vez, é preciso partir. É o que dizem.

As pessoas estão sempre partindo. Não é uma sentença triste, é a verdade. Meus amores todos, dos que me teceram o corpo ou a alma – pois nunca os dois-, partiram. Dos que sequer me prometeram estadias longas ou mesmo os que não tinham a pretensão de romper caminhos.

As pessoas estão sempre partindo. Às vezes elas voltam. Eu, como não tenho lugar para voltar, nunca parto. Estou sempre debruçada nesse velho caminho sem novidades. Sei exatamente onde ficam os fantasmas e os cigarros, e nunca abandonei o barco. Fico a esmo,  recebendo quem chega e, ao velho costume dessa vida sórdida, me despedindo. Será que as pessoas sabem para onde vão quando partem? Porra, para onde vai tanta vida e tanto corpo e tanta alma?

E eu passaria todos os meus dias ouvindo suas histórias de chegada e partida, e te ouviria por mais um sem fim de vidas se você pudesse não me partir.

Mas te peço sabendo que nada me adianta pedir. As pessoas estão sempre partindo pra algum lugar que não me foi confessado. Elas sabem de alguma coisa que não pude ou não quis descobrir. Pra onde vão vocês com meus pedaços de amor e cigarros entre os dedos?

Tudo bem. Todos têm que partir. Não é uma frase triste. É uma constatação amena e bucólica. Quando os cigarros acabam e todas as gavetas são revistadas e todas as solidões são expostas, o amor sobreviveu e mesmo assim haverá a hora de se partir. O que te faz voltar quando sai comprar cigarros?

Deixe um comentário

